
Dicas para ser um dono com mais Raça!
Um dono com Raça sente prazer na companhia de seu amigo, e principalmente em fazer o melhor para ele, vamos ver algumas dicas?
1 - Coleira de identificação
Coloque em seu animal uma plaquinha com o nome dele, o seu, e formas de contato, assim, no caso dele se perder e alguém encontrar vai entrar em contato com você. Considere a possibilidade de utilizar microchip também, consulte seu veterinário para saber mais.
2 - Passeio é bom, mas com segurança
É muito importante quem tem um cachorrinho ter um tempo para passear com ele, mas é necessário que ele esteja com guia. Por mais que o animal esteja acostuma a sair sem guia, um momento de distração é o suficiente para que alguma tragédia aconteça.
3 - Sempre vacine seu animal
Procure sempre ver a carteirinha de vacinação de seu amigo, ao sair o animal pode adquirir zoonoses como raiva, sarna, cinomose, parvovirose, pulgas e carraptos, entre outras doenças a parasitas. Estar com a vacina em dia é a melhor opção.
4 - Quem ama cuida!
Sabe aquela velha história de quem ama cuida? Pois é, no caso dos animais podemos usar a mesma ideia, se você não gosta de animais, não tem vontade de dedicar um tempo para cuidar dele, o melhor caminho é não ter, vai evitar desconforto.
5 - Não compre por impulso
Filhotes são lindos e nos encantam, mas é preciso lembrar que eles crescem, se for comprar algum filhote, pesquise sobre a raça antes, cada raça tem um comportamento e necessidade específica. Não compre por impulso, procure conversar com outros donos e tirar suas dúvidas.
6 - Animal não é brinquedo
Muitas vezes os pais compram animal acreditando que vai ajudar seus filhos a serem mais responsáveis, mas frequentemente as crianças enjoam do animal após pouco tempo e deixam ele de lado, deixando assim a responsabilidade para os pais. Não compre ou adote um animal como uma forma de ensino, animal não é objeto, é uma vida!
7 - Necessidades dele e sua
Antes de adquirir um animal, pense se você pode custera alimentação, vacinas, eventuais doenças, se está disposto a cuidar dele até o fim da vida (cães e gatos vivem em média de 10 a 20 anos), se tem onde deixar quando for fazer uma viagem mais longa, se tem local adequado em sua residência para a chegada deste novo membro.
8 - Castrar não é judiar, é amar
A castração é muito importante para evitar procriação indesejada e muitas doenças em machos e fêmeas, procure informações pela internet, com seu veterinário para saber os benefícios.
9 - Todo mundo aprende
Procure educar seu animal seja com informações colhidas de livros, artigos, e donos com Raça, mas sem esquecer que cada animal é único, considere a possibilidade de adestrar se necessário.
10 - Sair só com você
Nunca deixe seu animal sair sozinho na rua, por mais que ele seja vacina, por mais que você acredite que ele sabe a hora de voltar, por mais que seja castrado, acidentes acontecem, e os donos são os responsáveis pelo animal.