top of page

Fezes caninas e energia Limpa!

  • Writer: robsonhnc
    robsonhnc
  • Oct 11, 2013
  • 2 min read

Existem várias maneiras de ajudar o meio ambiente, uma das mais simples é a reutilização de algo, seja para o nosso cotidiano, ou em grandes corporações que deixam de criar dejetos e diminuem o impacto no meio ambiente do consumo de matéria prima. Um projeto desenvolvido na Grã-Bretanha quer transformar as fezes de cachorros em energia limpa com um baixo custo. Apelidado de "Poopy Power" (poder das fezes em tradução livre), tal sistema ainda deve ajudar com que os donos irresponsáveis que deixam os dejetos de seus cachorros na rua, mudem de opinião, o projeto deve começar a funcionar em julho.



Anualmente, mais de 700 mil toneladas de fezes de cachorro são retiradas das ruas e enviadas para aterros sanitários na Grã-Bretanha, um processo que custa 72,5 milhões de libras aos cofres públicos, segundo o jornal Daily Mail.


Por trás dessa empreitada, está a empresa especializada em biodigestores Streetkleen, que tem a sua frente um ex-banqueiro de Manhathan aficionado pelo negócio, Gary Downie. Ele foi um dos pioneiros a usar fezes de cachorro para gerar energia complementar para grandes consumidores no campo, como indústrias. Agora, ele quer implementar o primeiro projeto do tipo em escala comercial nos centros urbanos.


Na prática, o projeto funciona do seguinte modo: o dono recolhe o excremento do animal do chão e, ao invés de jogá-lo no lixo, deposita o cocô em um coletor especial que está conectado ao sistema biodigestor, localizado no subsolo, onde as fezes são transformadas em metano, CO2 e fertilizante. A energia gerada então pode ser usada na iluminação pública da cidade e em sistemas de aquecimento, tudo de forma gratuita.


Ao invés de cobrar pelo fornecimento de energia, a empresa prevê faturar com a cobrança de uma taxa para realizar a biodigestão e também com a venda de créditos de carbono, uma vez que, ao transformar as fezes em energia, ao invés de mandá-las para o aterro, estaria evitando a emissão de gases efeito estufa na atmosfera, vilões do aquecimento global.


Em entrevista ao jornal The Independent, o idealizador do projeto diz que o sistema deve ser capaz de alimentar até 60 casas de uma vez e gerar 200 mil horas de quilowatts de eletricidade por ano e que cada tonelada de excrementos mantidos fora do aterro vai evitar emissões 450 kg de gases de efeito estufa.

Fontes: Exame, Info

Commenti


Em Destaque
Posts Recentes
Arquivos de Notícias

© 2013 by Robson Hirae

bottom of page