Dicas para o Verão
- robsonhnc
- Feb 15, 2016
- 3 min read
StartFragment
O verão não acabou, apesar de o horário de verão estar chegando ao fim. O calor contudo, está cada vez maior, que tal cuidarmos da saúde de nosso amigo e ser um tutor responsável?

Veja algumas dicas de como se prevenir neste calor.
1) Exercite-se com seu cão de manhãzinha ou no começo da noite. Estes são os horários com temperaturas mais amenas durante o dia, isto vai fazer com que você e seu cão se sintam mais confortáveis. O exercício físico é muito importante para os cães. O passeio diário faz bem para sua saúde e também para o psicológico do cachorro, mas em épocas de calor intenso é preciso moderar na quantidade e horário destes exercícios.
3) Preste atenção em sinais de desidratração Cães não suam, eles amenizam o calor arquejando, pelas almofadinhas da pata e pela língua, por isto cães que estão com muito calor babam excessivamente. O animal vai ficar letárgico, seus olhos avermelhados e aparentar um pouco pálido. Se você esticar sua pele, vai demorar mais que o normal para sua pele voltar ao normal.
4) Mantenha seu cão hidratado!!!! (Sim com vários pontos de exclamação para ser bem enfático…rs…) Diferentes cães têm diferentes necessidades quando estão lidando com o calor. Tenha em mente que pelagens mais escurar absorvem mais calor que pelagens claras, cães acima do peso também correm riscos de desidratação. Carregue sempre uma garrafa de água quando for passear com seu cachorro.
5) Encontre novas maneiras de refrescar seu cachorro. Não tem ar-condicionado? Sem problemas. Encontre um lugar na sombra e monte uma pequena piscine, deixe uma toalha molhada para seu cão se deitas, ou simplesmente coloque um pote com gelo na frente do ventilado, pegue um borrifador e jogue gentilmente água sobre os cães, seja criativo. :D
6) Cães se refrescam de baixo para cima Tenha certeza de borrifar principalmente as patas e o estômago, não apenas as partes superiores do cão quando borrifar água. Uma toalha úmida faz mais bem ao seu cão quando colocada por baixo dele do que na parte de cima dele.
7) Deixe seu cão cavar Seu cão pode estar procurando um local para evitar o aquecimento. Cães na natureza cavam suas tocas não só por frustração, mas para encontrar comida, esconder-se, dar à luz... ou manter-se fresco. Se possível, encontre uma área com sombra onde é permitido que seu cão cave.
8) Deixe seu cão checar o tempo. Cães não tem um canal de previsão de tempo, então eles não sabem porque não podem sair para caminhar. Permita que seu cão saia um pouco e sinta o tempo, se está quente demais, muito molhado ou muito frio para uma caminhada. Instintivamente o cão pode saber que não é um bom momento para uma caminhada e é melhor ficar seguro dentro de casa.
9) NUNCA deixe seu cachorro dentro do carro no calor. O carro segura muito mais calor que uma área aberta, mesmo quando em área com sombra. Além do fato de que o cachorro pode ficar muito excitado no carro devido as pessoas e movimento a sua volta, ou entrar em pânico por causa do espaço fechado, tornando mais severa a desidratação. Em viagens longas, tenha certeza que seu cão tem água para ele e mantenha o ar-condicionado ligado.
10) Use o tempo quente como desculpa para nadir mais. A melhor atividade que você pode ter em tempos quentes ou no verão é a natação. Em vez de andar com o cão, leve ele para nadar. Se você tem uma piscina ou conhece alguma que o cão pode frequentar, é uma experiência que vai estreitar o laço entre você e seu cão, assim como a caminhada.
EndFragment
Comments