top of page

Aedes aegypti causa doença em Pets.

  • Writer: robsonhnc
    robsonhnc
  • Feb 23, 2016
  • 2 min read

O mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e também da febre chikungunya, já não é uma preocupação apenas para humanos. O mosquito Aedes aegypti trasmite a doença dirofilariose, que é transmitida pela picada do inseto que resulta na presença de um parasita que se aloja e se desenvolve no coração do animal, podendo levá-lo até à morte. Mesmo que os mosquitos tenham a preferência por picar humanos, já que é mais fácil nossa pele do que atravessar a pele dos animais, existe a possibilidade de o mosquito picar animais também.




O que é Dirofilariose?

Também conhecida como parasita do coração, é uma doença parasitária que pode afetar cães e gatos, o parasita pode ser transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti, através da picada o parasita entra no vaso sanguíneo e aloja-se , no ventrículo direito, na artéria pulmonar e na veia cava. Esta doença pode causar redução na função cardíaca dificuldades respiratórias. O verme é transmitido para o animal no momento da picada, nesta hora ele entra na corrente sanguínea, e quando alojado, pode chegar até a 20cm de comprimento.

O tratamento para curar a doença depois de um diagnóstico tardio é de alto risco. Os medicamentos disponíveis atualmente matam o verme, mas podem causar embolia pulmonar e levar à morte.



Como Prevenir?

A melhor maneira é não deixar o mosquito se proliferar em ambientes onde o cachorro vive, isto é bom não apenas para eles, mas como prevenção para outras doenças que o inseto transmite para humanos. Uma outra maneira é usar repelente em animais, mas usar os específicos para eles, ou o indicado pelo seu veterinário de confiança, ele vai saber indicar o melhor para a pele de seu animal em função da raça, porte e peso.


Existe tratamento?

Sim, mas é muito importante que estejamos sempre atento aos sinais da doença para que possa ser cuidada desde seu início. Caso seu animal apresente alguns do seguintes sintomas, leve ao veterinário: - Tosse

- Cansaço excessivo sem fazer esforços

- Edema Pulmonar


Os síntomas podem variar, mas cada um conheçe seu animal para saber que é a hora de levar para uma visita ao veterinário.


Espero ter ajudado um pouco, e espero também que possamos combater este inseto que transmite tantas doenças. Somente com a ajuda de todos poderemos diminuir a população deste mosquito tão nocivo. Procure a vigilância sanitária para mais informações de como combater os focos do mosquito, converse com seu vizinho, não deixe água se acumular.






Comments


Em Destaque
Posts Recentes
Arquivos de Notícias

© 2013 by Robson Hirae

bottom of page