Nossa relação com cachorros podem datar de muito mais que 27.000 anos
- robsonhnc
- Feb 29, 2016
- 2 min read
StartFragment
A relação tão especial entre cachorros e humanos podem datar de 27.000 até 40.000 anos, de acordo com análise do genoma de um osso de lobo. A análise de um osso de lobo Taimyr sugere que os ancestrais do cão moderno se distanciaram do lobo a mais de 16.000 anos atrás, logo após a última era do gelo.

Comparação de um osso da mandíbula inferios de um lobo Taimyr e uma pipeta moderna. Credit: Love Dalen
O genoma desta espécie antiga, que pelas datações de carbono tem 35.000 anos, revela que o lobo Taimyr representa a descoberta mais recente do ancestral comum entre lobos e cachorro.
“Cães podem ter sido domesticados muito antes do que acreditamos”, Dis Love Dalén do Museu de História Natural da Suécia. “A única outra explicação é que houve uma separação entre duas matilhas de lobo naquele tempo, e uma destas matilhas em sequência deram origem aos lobos modernos.” Dalén considera esta segunda hipótese improvável, já que ela requer que uma das matilhas se extinguissem completamente na natureza.
“É [ainda] possível que uma população de lobos permaneceu relativamente indomável mas rastreando os grupos humanos, em grande medida, por um longo tempo," diz o autor do estudo Pontus Skoglund da Escolha médica de Harvard.
Os pesquisadores fizeram estas descobertas baseada em um pequeno pedaço de osso encontrando durante uma expedição na Peninsula de Taimyr na Sibéria. Inicialmente eles não perceberam que o fragmento era de um lobo, isto só foi determinado depois usando um teste genético no laboratório. Lobos são comuns na península, então o osso poderia facilmente pertencer a lobos modernos. Em um palpite, os pesquisadores decidiram fazer a datação de carbono de qualquer forma, apenas depois disto que perceberam o que tinham em mãos: Um osso de 35.000 anos de um ancestral do lobo de Taimyr.
O teste de DNA também mostrou que os Huskies Siberianos e os Cães da Groelândia compartilham um grande número de genes com o ancestral Lobo de Taimyr.
The DNA evidence also shows that modern-day Siberian Huskies and Greenland sled dogs share an unusually large number of genes with the ancient Taimyr wolf.
“O DNA pode nos dar evidencias diretas de que o Huskie Siberiano que nós vemos andando pelas ruas, compartilha o parentesco com o lobo que andou pelo Norte da Sibéria há 35.000 anos atrás” diz Skoglund. Para colocar em uma perspectiva melhor, “o lobo viveu a apenas alguns milhares de anos após os Neandertais desaparecem da Europa e humanos modernos começarem a popular a Europa e Asia.”
Referencia:
Skoglund et al. Ancient wolf genome reveals an early divergence of domestic dog ancestors and admixture into high-latitude breeds.Current Biology, 2015 DOI: 10.1016/j.cub.2015.04.019
EndFragment
Comentarios