Os 10 sinais de câncer para ficar atento.
- robsonhnc
- Mar 2, 2016
- 5 min read
O Câncer é uma doença que pode ser tratada se diagnosticada no começo, mas pode ser mortal em alguns casos. Nesta matéria vamos mostrar os tipos mais comuns de câncer e dicas de como averiguar se seu cão tem algum sintoma que pode ser relacionado à doença.
Primeiramente vamos falar um pouco sobre os 4 tipos mais comuns de câncer.
StartFragment
Câncer das glândulas mamarias.
O câncer de mama é comum também em cães e gatos, é o tipo de câncer mais comum encontrado em fêmeas de cães, e o terceiro mais comum em gatos. Um dos benefícios de castrar cedo que é sempre bom lembrar quando se fala de fêmeas é a diminuição do risco de câncer de mamas
StartFragment
Limfoma.
O limfoma é um câncer, sem cura, do sistema linfático, que é parte do sistema imunológico. Em gatos, um em cada três câncer diagnosticado é o linfoma, mais comum no trato gastrointestinal. Cães também desenvolve linfoma.
Para evitar o aumento do risco de linfoma em seu cão ou gato, tenha certeza que seu cachorro ou gato não seja exposto a fumaça de cigarros ou pesticidas de jardim, especialmente aqueles aplicados por empresas de jardinagem, estes são controlados a venda por serem perigosos se não forem manuseados corretamente.
Mastocitoma.
O tipo mais comum de câncer de pele em animais de estimação é o Mastocitoma, ele é mais predominante em cães do que em gatos. Em gatos é mais visto na pele da nuca ou na cabeça, mas pode ocorrer em qualquer lugar do corpo. Gatos com este tumor são geralmente de meia idade ou mais velhos. Infelizmente gatos com mastocitoma no interior de seu corpo – geralmente no trato gastrointestinal ou baço – têm um diagnóstico mais pobre que os de pele, então é preciso ficar bem atento.
Em cães é mais comum ser encontrado no torso, membros e entre as patas. Prognostico depende da localização do tumor, a extensão do tumor, o grau e o tipo de tratamento dado. Mastocitoma na pele é bem diferente em cães e gatos. A cirurgia para remover o tumor é menos invasiva em gatos, e o prognostico de recuperação é mais otimistas em gatos que em cães.
Mastocitoma com diagnósticos pobres são os que estão nos músculos, em vontal da boa, ou em órgãos internos, na corrente sanguínea ou na medula óssea
Câncer de osso (Osteossarcoma)
Osteossarcoma é bastante comum e um tipo muito agressivo de câncer que invade os ossos mais longos de cães gigantes. Mesmo com amputação do membro afetado e quimioterapia, que é o tratamento comum, o tempo de sobrevivência é mais ou menos um ano.
Agora que vimos um pouco sobre os tipos de existentes, aqui vai umas dicas para ficar atento ao que podem ser sinais de câncer e que devemos prestar atenção.

StartFragment10 Sinais de Risco de Câncer em Animais de EstimaçãoEndFragment
StartFragment
De acordo com a Universidade do Colorado os 10 sinais são:
Inchaços estranhos que não somem ou que crescem A melhor maneira de encontrar caroços ou inchaços é acariciando seu animal.
Feridas que não cicatrizam. Feridas que não cicatrizam podem ser um sinal de infecção ou câncer e devem ser avaliadas por um veterinário.
Perda de peso. A doença pode ser uma das razões para seu animal estra perdendo peso e não estar em dieta.
Perda de Apetite. A falta de vontade de comer, ou a relutância podem ser sinais da doença
Sagramento. Sagramento podem ocorrer por vários motivos, a maioria sendo sinal de problema. Vômitos sem motivos, diarréia são considerados anormais também.
Cheiros ruins e fortes. Um odor desgradável é um sinal comum de tumor no anus, boca ou nariz.
Dificuldade em comer ou engolir. Um sinal comum de cancer na boca ou no pescoço.
Relutância em fazer exercícios ou pouca disposição. Este é o sinal mais comum de que seu animal de estimação não está se sentindo bem.
Fraqueza constante Muitas podem ser a causa de fraqueza, incluindo problemas no nervo, músculos ou câncer no osso.
Dificuldade para respirar, urinar ou defecar. Este sintomas devem ser avaliados pelo seu veterinário o quanto antes.
EndFragment
StartFragment
Dicas para reduzir o rico de câncer nos seus animais de estimação
Não permita que seu animal fique acima do peso.
Estudos demonstram que restringir a quantidade de calorias que o animal come previne e/ou atrasa a progressão do desenvolvimento de tumor entre as espécies. Poucas calorias fazem com que as células do corpo bloqueiem o crescimento do tumor, enquanto que muitas calorias podem levar a obesidade, e obesidade está relacionada ao aumento de chances de câncer em humanos. Existe uma conexão entre muita glicose, aumento de sensibilidade quanto a insulina, inflamação e câncer.
É importante lembrar que gordura causa inflamação que pode ajudar a promover o desenvolvimento de tumores.
Dieta anti-inflamatória
Qualquer coisa que cria ou aumente a inflação no corpo, aumenta o risco de câncer. Estudos recentes sugerem que o câncer é uma doença crônica inflamatória. O processo inflamatório cria um ambiente onde células anormais proliferam. Células de câncer necessitam de glucose dos carboidratos para crescer e se multiplicar, então você vai querer limitar ou eliminar a fonte de energia do câncer.
Carboidratos para serem removidos da dieta são os grãos processados, frutas com frutose, vegetais com amido como a batata. Tenha em mente que os alimentos secos processados (rações) contém várias formas de amido. As rações podem ser sem grãos, mas não são livres de amido, não é possível fazer ração se usar algum tipo de amido.
Células de câncer geralmente não podem se apropriar de gorduras alimentares como fonte de energia, então é importante que seja consumido gorduras de boa qualidade.
Outro grande contribuídos para inflamação é uma dieta com grande quantidade de ômega-6 e pouco em ômega-3. O ômega-6 aumenta a probabilidade de inflamação enquanto que o ômega-3 faz o inverso. Comida processada é comumente carregada de ômega-6 e deficiente em ômega-3.
Uma dieta saudável para seu animal é uma comida natural com o mínimo de conservantes ou processo industrial possível e de preferência cru. A comida deve ter bastante proteína de alta qualidade, incluindo músculos, órgão e ossos crus. Deve ser incluído também uma quantidade moderada de gordura animal e grande níveis de ômega-3, alguns pedaços de vegetais frescos e um pouquinho de frutas.
A dieta é apropriada para a espécie e contém uma mistura boa de alimentos saudáveis, sem grãos ou amidos. Recomenda-se também adicionar suplementos de vitaminas/mineral e alguns outros probióticos e enzimas digestivas, é bom ficar de olho também em alimentos que não fazem bem para a saúde de seu animal, como cebola, sal e temperos por exemplo, na internet existem vários sites com receitas balanceadas para cães saudáveis.
Reduza ou elimine a exposição do seu animal à toxinas.
Isto inclui pesticidas químicos como prevenções para carrapatos e pulgas ou químicos para matar erva daninhas etc., fumaça de cigarro, produtos de limpeza de casa (detergentes, perfumes de salas, limpadores de carpete, etc.)
Como vivemos em um mundo toxico e evitar toda esta exposição química é quase impossível, oferecer um período longe de toxinas para seu pet. EndFragment
Algumas destas dicas podemos tomar para nós também, afinal, exercícios e o manter no peso é bom para a gente também, ficar longe de produtos tóxicos também, então, quando fazemos o bem para nosso amiguinho peludo, estamos fazendo para nós também. :D
EndFragment
EndFragment
EndFragment
Commentaires