top of page

Transformação de algumas raças através do tempo.

  • Writer: robsonhnc
    robsonhnc
  • Dec 15, 2013
  • 2 min read

Existem pessoas que gostam de determinadas raças, seja pelo aspecto físico, ou comportamental, é preciso conhecer um pouco o histórico delas, conformação, comportamento, para saber o que estamos levando para casa. (Veja aqui algumas raças e logo mais, mais atualizações). Mas nem tudo são flores, uma matéria de Sploid do GizModo explorou, através de imagens as transformações que algumas raças sofreram ao longo do tempo.


As raças caninas já passaram por muitas transformações no último século, a grande maioria em função de regras e padrões de beleza estipulados por nós, humanos, que nada têm a acrescentar na saúde do animal, pelo contrário. Através de inúmeros cruzamentos e com um resultado em mente, as mudanças corporais acarretadas não são poucas e são evidenciadas na série de gifs animados a seguir, que contém a primeira foto mostrando as raças no ano de 1915, retiradas do livro Breeds of all nations (raças de todas as nações, tradução livre) de W.E. Mason e a segunda com uma imagem atual.

É impressionante ver raças que uma vez foram perfeitamente atléticas e ativas agora modificadas propositalmente para o pior.


São Bernardo


O São Bernardo, de cão trabalhador, foi aumentado e teve sua cabeça achatada, ganhando também excesso de pelo. Predisposição a doenças incluem entrópio, ectrópio, paralisia de Stockard, hemofilia, osteosarcoma, afacia, a deficiência de fibrinogênio.



Buldogue Inglês

O caso do Buldogue Inglês é extremo, tendo predisposição a inúmeras doenças. Em uma pesquisa feita pelo Kennel Club em 2004, foi apontado que a expectativa de vida média da raça é de 6,25 anos. Fora todos os problemas de saúde, ainda têm que lidar com as medidas totalmente desproporcionais, que os tornam incapazes de se reproduzir ou dar à luz sem que haja uma intervenção médica.



Basset Hound

O Basset Hound ficou menor, sofrendo mudanças na estrutura em suas pernas traseiras, ganhou pele em excesso, problemas na coluna, olhos caídos (predisposição a entrópio e ectrópio) e orelhas excessivamente grandes.



Bull Terrier

O Bull Terrier era um cão atlético que teve sua transformação refletida no formato do seu crânio e abdômen grosso. Outras doenças: dentes supranumerários e compulsão por perseguir a cauda.



Boxer

Rosto achatado e focinho arrebitado. Como em cães braquicefálicos, o Boxer não aguenta temperaturas altas, limitando sua performance física. Possui índice alto de câncer.



Dachshund

Antes com pernas e pescoço funcionais e corretos para seu tamanho, o Dachshund teve sua coluna e pescoço alongado, peito projetado para frente e as pernas encolhidas a proporções tais que não há quase nenhum espaço livre entre o peito e o chão.



Vale ressaltar que, se for comprar um cão de alguma raça, é preciso pesquisar sobre ela, e sobre o local onde está sendo vendido, especialmente se for pet shops, prefira as que tirem todas suas dúvidas quanto a ascendência do animal, que tenham um canil criado de confiança.



Comentarios


Em Destaque
Posts Recentes
Arquivos de Notícias

© 2013 by Robson Hirae

bottom of page