top of page

Mantenha seu cão a salvo no verão

  • Writer: robsonhnc
    robsonhnc
  • Feb 26, 2016
  • 4 min read

StartFragment


O verão é uma época formidável para donos responsáveis de cães. Este é um bom momento para correr, nadar e brincar com seu cão, já que o bom tempo ajuda bastante. Contudo o verão também traz riscos para saúde de seu cão e é necessário prestar atenção durante toda a estação. Etes cuidados incluem:


Fonte Imagem : Aqui


1. Insolação

A insolação acontece quando a temperatura do corpo aumenta de forma perigosa. É mais comum acontecer quando cães são deixados em um carro por um período de tempo, ou quando fazem algum tipo de exercício em temperatura elevada. Nunca deixe seu cão dentro do carro quando estiver calor, e sempre lembre-se que uma janela um pouco aberta não é suficiente para refrigerar o carro. Seu cão sempre precisa ter acesso às sombras. Focinheira interfere na habilidade do cão de se resfriar, pois o cão sua pela língua e qualquer coisa que obstrua, mesmo que pouco, pode ser perigoso e não deve ser usado.


2. Queimadura de sol

Cães podem sofrer queimaduras pelo sol assim como nós. Animais com pelagem branca, cores claras e até mesmo finas, tem chances maiores de se queimar. As queimaduras causam dores, coceiras, queda de pele e pelo entre outros problemas. Para evitar que se queimem, aplique protetor solar com proteção à agua e que são específicos para bebês ou animais de estimação. Tenha certeza de aplicar nas pontas das orelhas e nariz, a pele em volta da boca e nas costas.


3. Queimadura nas patas

Calçadas, passeio, ruas, areias, entre tantas outras superfícies podem queimar as patas de seu cão. Passeie com seu cão na parte da manhã cedinho ou a noite, quando o sol se pôr, momentos onde o chão está fresco. Teste a superfície onde vai andar, coloque sua mão e deixe alguns segundos no chão, se após alguns segundos (10-30 segundos) sentir dor ou não aguentar, seu cão sentirá também.


4. Desidratação

O melhor para evitar a desidratação é providenciar para seu cão acesso irrestrito à agua fresca, seja no canil ou no passeio. Cubos de gelo e caldo de carne ou frango congelado vai encorajar seu cão a consumir mais fluidos e manter ele fresco. Você pode também alimentar seu cão com comida úmida durante o verão para aumentar o consumo de líquidos, ou também alimentação natural, pois ela contém mais água.


5. Acampamento e Churrasco

É possivel que alguns cães tentem pegar o graveto do fogo, o que será difícil pegar de volta já que seu cão pensará que estão correndo atrás dele como uma brincadeira. A comida que ficar presa na churrasqueira também pode ser tentador para seu cão lamber, e isto pode causar queimaduras na boca ou língua, ou até o cão prender a língua ou se cortar. O fluído que fora utilizado para acender a churrasqueira é certamente venenoso e fatal para qualquer um, então deixe distante do cão e das crianças, procure deixar seu animal longe da churrasqueira ou fogueira, a não ser que tenha certeza de ter controle sobre ele.






Fonte Imagem: Aqui



7. Parasitas

Carrapatos, pulgas, mosquistos, moscas, e outros insetos são ativos durante os meses de calor. Converse com seu veterinário sobre proteções apropriadas, tais como: Colares, sprays, shampoos, banhos e outros produtos que possam ser usados em seu cão.


8. Químicos na Água

Não é segredo que a maioria dos cães gostam de nadar. Nadar pode ser muito proveitoso e ajuda também seu cão a se resfriar. Contudo o cloro pode causar irritação na pele de seu cão e também afetar o seu estômago. Enxague seu cão com água limpa e fresca após ele nadar em alguma piscina e não o deixe ficar tomando muita água da piscina. Água parada, como em poças, pode ser perigoso para seu cachorro tomar também, sempre providencie água fresca para seu animal


9. Alergias Sazonais.

Pulgas, mofo, flores, e outros alergênicos em potencial são comuns durante o verão. Alergias causa comichão (e com isto, coceira excessiva), tosse, espirros, desconfortos e outros problemas para os cães. Mantenha seu cachorro distante das coisas que podem lhe causar alergias, principalmente se tiver a certeza de quais são os elementos que podem causar alergia em seu cão. Pergunte ao seu veterinário se seu animal pode tomar algum tipo de anti histamínico ou medicação para amenizar o problema.


10. Se perder

Tome cuidado quando for viajar com seu cão durante o verão prevenindo assim que ele se perca em localidades estranhas para ele. Sempre tenha alguém que possa estar de olho em seu animal se ele escapar da guia. Uma coleira com informações de contato é extremamente essencial para caso seu cão consiga escapar. Caso seja possível, coloque também um microchip em seu cão, pois é uma forma de identificação mais confiável.


Estas dicas podem ser aplicadas para os cães de uma forma em geral, mas ninguém conhece o cão do que o seu tutor. Se seu cachorro fica bem comportado em volta de comida por exemplo, talvez seja mais seguro manter ele por perto na hora do churrasco. Não tenha medo de soltar a guia de seu cão e deixar ele aproveitar o verão se tiver confiança nele para tal, porém, fique atento de possíveis perigos próximos à vocês.

Tem alguma história de verão para nos contar? O que faz no verão para que você e se amigo peludo aproveitem bem? Tem outro animal que você leva junto e se divertem bastante?


EndFragment

Comments


Em Destaque
Posts Recentes
Arquivos de Notícias

© 2013 by Robson Hirae

bottom of page